JOÃO AGUIAR
DO CONEXÃO PODER
O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) para tornar réus mais 245 acusados pelas invasões à Brasília que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Entre eles, estão ao menos oito mato-grossenses.
Na lista, constam os nomes: da servidora da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) Josegley Peres de Brito; da auxiliar de serviços gerais da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) Greicielle Duarte de Arruda; da ex-assessora parlamentar Edilaine Catarina Rondon.
Também estão na lista os nomes de: Francismar Vieira Bezerra da Cruz; Jocymorgan Mendes Boa Sorte; Jurema Silva Rabelo; Leandro Fuhr e Michael Vieira de Freitas.
Os inquéritos, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, foram instaurados para apurar a responsabilidade dos autores intelectuais e das pessoas que instigaram os atos e dos executores materiais dos crimes.
Com o recebimento das denúncias, os acusados se tornarão réus e irão responder a uma ação penal pelos crimes descritos pela PGR. Na nova fase do processo, haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Só depois o STF irá julgar se condena ou absolve os réus. A análise foi realizada em sessão virtual extraordinária encerrada às 23h59 desta segunda-feira (15/5). Confira a lista completa no STF