Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

01 de Outubro de 2023, 10h:19 - A | A

Poderes / OPERAÇÃO ARCA DE NOÉ

TJ anula 11 sentenças de Selma que condenaram Humberto Bosaipo a 28 anos de prisão

Os magistrados da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça acolheram a tese da defesa de que houve cerceamento de defesa nos processos

RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER



O Tribunal de Justiça anulou 11 sentenças da ex-juíza Selma Arruda que havia condenado o ex-deputado estadual Antônio Bosaipo por crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Todos estes processos criminais são desdobramentos da Operação Arca de Noé, deflagrada em 2022 pelas forças de segurança para desmantelar o crime organizado em Mato Grosso.

No transcorrer das investigações, foi descoberto que a Assembleia Legislativa trocava cheques em factorings de propriedade do bicheiro João Arcanjo Ribeiro para compensar pagamentos a empresas fantasmas.

 

 Com as anulações, as penas superiores a 28 anos de prisão, que foram aplicadas perdem efeito. Os magistrados da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça acolheram a tese da defesa de que houve cerceamento de defesa nos processos por conta de atos da então juíza Selma Arruda, que não observaram o direito à ampla defesa e contraditório. Um dos exemplos disso é que a juíza rejeitou todos os pedidos de produção de prova oral.

 

 Além disso, a defesa pediu a suspeição de Selma Arruda, pois, a magistrada teria pré-disposição de condenar Bosaipo visando fins meramente políticos, o que foi reconhecido pelo Tribunal de Justiça em um julgamento que ocorreu em 2017. Um dos exemplos citados pelos magistrados de atos de suspeição foi a negativa de Selma Arruda em autorizar uma acareação de o ex-deputado José Riva com Bosaipo, entendendo que ambos não possuíam compromisso em dizer a verdade. Porém, o teor dos depoimentos de José Riva foram utilizados como fundamento para condenar Bosaipo.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076