Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

16 de Setembro de 2021, 12h:45 - A | A

Poderes / ACUMULA CONDENAÇÕES

TJ determina envio de delação e deve barrar prisão de ex-secretário de Silval

Ex-secretário Pedro Nadaf foi condenado no âmbito das operações Ararath, Sodoma e Seven por esquemas de desvio de dinheiro no governo

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) acolheu parcialmente pedido do ex-secretário Pedro Nadaf, chefe da Casa Civil na gestão de Silval Barbosa, e determinou envio do acordo de colaboração premiada firmado em 2017 para a Vara de Execuções Penais de Cuiabá.

Em julgamento nessa quarta-feira (15), os desembargadores ressaltaram que a delação do ex-secretário prevê que apenas o Supremo Tribunal Federal (STF) pode revogá-la, e que a 7ª Vara Criminal de Cuiabá tem poder apenas para acompanhamento referente ao cumprimento dos pagamentos que foram acordados.

A decisão, que é sigilosa, deve barrar a tentativa do Ministério Público Estadual (MPE) de colocar Nadaf na prisão. No dia 31 de agosto, o promotor de Justiça Rubens Alves de Paula pediu à Vara de Execuções Penais a somatória das condenações contra Nadaf e a expedição de um mandado de prisão.

A intenção do MPE é que Nadaf comece a cumprir as condenações que acumula no regime fechado.

Delator no âmbito da Operação Ararath, Nadaf foi condenado por esquemas envolvendo fraude na concessão de benefícios fiscais e desvios de dinheiro por meio de transações envolvendo compra de terrenos e desapropriação, apurados nas operações Sodoma, Seven e na própria Ararath.

Ao firmar o acordo, o ex-secretário se comprometeu a devolver R$ 17,5 milhões, com a entrega de imóveis, sendo que, em troca, o Ministério Público Federal também se comprometeu a pedir a redução de 2/3 das penas que foram impostas.

Saiba mais

Ministério Público quer prisão de Nadaf em regime fechado

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076