DO CONEXÃO PODER
Um edital publicado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nessa quarta-feira (11), prevê as eleições para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça no biênio 2025/2026. A eleição acontecerá no dia 10 de outubro, às 13h30, no Tribunal Pleno. As vagas podem ser preenchidas por qualquer um dos desembargadores do TJMT que ainda estejam em atividade.
Para se candidatarem, os magistrados precisam registrar sua candidatura até a próxima segunda-feira (16) pelo sistema CIA.
Na eleição, a primeira votação será para escolha do presidente, a segunda para o vice e a terceira para o corregedor-Geral da Justiça. Será eleito o candidato que obtiver mais votos entre os membros do Tribunal. No caso de empate, será declarado eleito aquele que for considerado mais antigo e se, ainda assim, foram iguais, será eleito o que tiver mais idade.
Ainda nesta eleição, serão escolhidos os desembargadores que irão integrar as Comissões Permanentes do Tribunal de Justiça, o diretor, o vice-diretor, o Conselho Consultivo da Escola Superior da Magistratura e o presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais.
A posse dos membros eleitos para os cargos de direção do TJMT acontecerá no dia 19 de dezembro deste ano e a entrada em exercício se dará em 1° de janeiro de 2025, mesma data para os membros eleitos do Órgão Especial.