30 de Outubro de 2022, 19h:16 - A | A

Poderes / CACIQUE BARROU ÔNIBUS

TRE nega que 3 mil índios ficaram sem votar em MT: "Fake news tremenda"

Presidente do TRE apontou que houve fake news quanto á votação de índios no Xingu e disse que o cacique de uma aldeia não permitiu a entrada de 2 ônibus.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha negou na tarde deste domingo (30), que 3 mil índios tenham ficado sem votar por falta de ônibus, no segundo turno das eleições presidenciais no Estado.

“Isso é um fake News tremenda”, declarou em coletiva à imprensa.

A situação teria acontecido no Parque Nacional do Xingu. O caso virou até tema de reportagens em sites nacionais.

 

 “Circulou nacionalmente até com o presidente do TSE indagando sobre 3 mil indios que não conseguiram votar em Mato Grosso. Primeiro que não temos três mil índios lá, segundo que eram 19 ônibus para buscar os indígenas”, disse.

 

 Carlos da Rocha explicou que dos 19 ônibus que foram destinados para fazer o transporte dos índios para os locais de votação, apenas 17 deles tiveram sucesso no serviço. Segundo ele, estimasse que 80 índios, que vivem nessa aldeia, ficaram sem votar neste domingo porque o cacique local impediu a entrada do transporte na aldeia.

 

 

“Nenhum índio foi impedido de votar, esses índios que não foram foram os que o cacique não autorizou a entrada dos ônibus. No nosso cálculo seriam em torno de 80 índios, mas não foi impedimento da Justiça Eleitoral, ele que não deixou o ônibus entrar nessa aldeia”, explicou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER