APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, estará em Mato Grosso em setembro para participar de eventos do diretório estadual. Nos bastidores, no entanto, a informação é que ele busca uma aproximação com o União Brasil, partido do governador Mauro Mendes e dos pré-candidatos a prefeito de Cuiabá, Fábio Garcia e Eduardo Botelho.
Conforme o presidente do partido no estado, Ananias Filho, é certo que Valdemar se reúna com Mendes para um encontro de “cortesia”. Já nos bastidores circula o boato de que Valdemar busca lançar ao Senado, em 2026, uma dobradinha entre Mauro Mendes e José Medeiros (PL) e a visita a Mato Grosso seria uma estratégia para começar a união entre as siglas.
Ao RepórterMT, Medeiros negou ter sido comunicado de um planejamento dessa natureza, mas admitiu que é um desejo na direção nacional do partido que as candidaturas ao Congresso Nacional sejam definidas com antecedência.
“Fazer a construção para eleger uma bancada robusta com antecedência é uma determinação do presidente (Valdemar Costa Neto). Aceitaria tranquilamente. O que passou, passou. Não teria dificuldade, não. A candidatura ao senado pro PL é muito importante, vimos trabalhando isso há três eleições e vamos tentar trabalhar isso de novo”, disse.
LEIA MAIS - Mauro cobra transparência do Senado: "Quanto vamos pagar de impostos?"
“Uma dobradinha dessas fortalece. O União é muito forte em Mato Grosso e, no caso, seria benéfico para as duas candidaturas”, disse.
Sobre a reunião entre Mauro e Valdemar, que ainda não tem data exata para acontecer, Medeiros disse acreditar que se trata de uma aproximação inicial com vistas ao pleito do ano que vem, especialmente sobre filiados de ambas as siglas que almejam trocar de partido.
“Relacionamento com bancada estadual, deputado federais, apresentar o pessoal. Mas uma reunião focada em 2024. O União Brasil tem pessoas que querem ir para o PL, mas não vão sem a benção do governador. E nessa conversa o Valdemar quer acertar esse tipo de coisa”, explicou.
Medeiros também deixou claro que, tanto para Valdemar Costa Neto como para Jair Bolsonaro, não há e nunca houve outro nome para a disputa na Capital, senão do deputado federal Abílio Brunini.
“É certa a candidatura do Abílio, porque o PL tem as capitais como a ‘cereja do bolo’, vamos dizer assim, como prioridade”, disse.
Na semana passada, Chico 2000 (PL) renunciou à presidência do diretório municipal. Interinamente assumiu Abílio, mas ele já disse que não deve ficar mais do que 90 dias no cargo. Um substituto ainda não foi definido.