28 de Dezembro de 2022, 07h:45 - A | A

Poderes / SALÁRIO E 13º

Vereadora diz que alguns servidores da Prefeitura de Cuiabá ‘passaram Natal com fome’

Vereadora Michelly Alencar (União Brasil) denunciou que servidores da prefeitura de Cuiabá estão com salários e 13º atrasados.

APARECIDO CARMO
JOÃO AGUIAR



A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) exagerou na mão e disse que servidores da Prefeitura de Cuiabá estão com salários e 13º atrasados. A fala foi feita antes da sessão da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (27). Segundo ela, alguns servidores ‘passaram o Natal com fome’.

“O 13º e salário que já deveriam ter sido pagos não foram, e ai o prefeito veio a público dizendo que seria pago no dia 29”, contestou a vereadora.

Michelly continuou, dizendo que alguns servidores “passaram o Natal de mesas e geladeiras vazias”. “Então essa é a gestão. Enquanto muitas outras capitais fazem programas do ‘Natal sem fome’, aqui ele faz questão de dizer ‘servidores vão passar o Natal com fome’”, ironizou. Os salários de dezembro ainda não foram pagos, como vinha sendo de costume, antes do dia 25. Porém, podem ser pagos até o 5° dia útil do mês seguinte, como em qualquer setor. Os servidores citados pela vereadora seriam basicamente os terceirizados e contratados. 

 

Outro lado

 

Em nota, a prefeitura de Cuiabá afirmou que irá quitar a folha salarial de dezembro nesta quinta-feira (29), último dia útil do ano de 2022.

 

Além disso, também fará a quitação do 13º salário dos contratados que foram desligados da Secretaria Municipal de Educação.

Leia a nota completa:

"A Prefeitura de Cuiabá quita folha salarial referente ao mês de dezembro nesta quinta-feira (29), último dia útil do ano de 2022 dos servidores públicos municipais. Também fará a quitação do 13º abono natalino (13º salário) dos contratados que foram desligados da Secretaria Municipal de Educação. Os aposentados e pensionistas da capital receberam os proventos já no dia 23 de dezembro. Em nove dias, a gestão Emanuel Pinheiro injetará na economia local o montante de R$ 114 milhões."

Denúncia antiga

A denúncia de salários atrasados já havia sido feita pelo vereador Dilemário Alencar (Podemos). Na última sexta-feira (23), o parlamentar postou um vídeo em suas redes sociais, denunciando o atraso no salário dos garis contratados pela Prefeitura de Cuiabá.

De acordo com os próprios garis, a classe estava há mais de 45 dias com salários atrasados e não tinha recebido o 13º.

“Uma maldade do prefeito com esses trabalhadores que recebem um salário mínimo. Os garis correm risco de passar o natal sem as mínimas condições de fazer uma simples ceia. Vou ficar na cobrança para que o prefeito pague o que deve aos garis”, diz a postagem de Dilemário.

O pagamento dos trabalhadores foi realizado no mesmo dia.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER