CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
A vereadora por Cuiabá Edna Sampaio (PT) usou um atestado médico assinado pelo seu próprio filho, Willian Rafael Almeida Sampaio, para pedir afastamento do cargo, por motivo de licença médica, por 40 dias.
Edna saiu de licença no mês de fevereiro e deixou o cargo para o suplente Robinson Cireia, tendo retornado às atividades nessa quinta-feira (17), quando a situação veio à tona na imprensa.
Em nota, a vereadora informou que o motivo da licença foi para tratamento das cordas vocais, que não se limitou a um problema de garganta, mas “leva em conta o contexto de estresse, exaustão e sobrecarga que vem afetando o estado geral da parlamentar, com expressivo prejuízo da voz”.
Ainda, Edna confirmou que o médico que assinou o atestado que embasou o pedido de licença é seu filho. Segundo ela, ele atua com nutrologia e medicina integrativa, e tem sido o responsável por todos os seus tratamentos de saúde desde 2017.
“Embora a parlamentar esteja em tratamento com uma profissional de fonoaudiologia, não seria este o profissional indicado para emitir o atestado, já que o documento precisa ser assinado por profissional médico que acompanha as condições de saúde da paciente”, justificou a nota.
Consultada pela reportagem, uma pessoa ligada à assessoria jurídica da Câmara de Cuiabá afirmou que não há impeditivos legais que tornem o ato de Edna ilegal. Segundo ele, o fato do profissional ser filho da vereadora não abona sua condição de médico e, portanto, alguém apto a assinar os atestados médicos.
A Câmara, porém, não enviou um posicionamento oficial até a publicação da matéria.
Abaixo, veja a nota da vereadora na íntegra.
Nota de esclarecimento
Tendo sido procurada por jornalistas para falar sobre o seu estado de saúde e sobre o fato do médico ser o Dr. Willian Rafael Almeida Sampaio, filho da vereadora Edna Sampaio, a mesma informa que:
O referido médico atua nas áreas de Nutrologia e Medicina Integrativa e, portanto, a vereadora tem atendimento integral de sua saúde, com foco no objetivo de envelhecer com saúde. Para isso, o médico realiza e/ou supervisiona todos os tratamentos de saúde aos quais ela se submete desde 2017;
A indicação de tratamento para as cordas vocais, nesse contexto, parte da compreensão do corpo como um sistema e não apenas do problema local da garganta, e leva em conta o contexto de estresse, exaustão e sobrecarga que vem afetando o estado geral da parlamentar, com expressivo prejuizo da voz;
Embora a parlamentar esteja em tratamento com uma profissional de fonoaudiologia, não seria este o profissional indicado para emitir o atestado, já que o documento precisa ser assinado por profissional médico que acompanha as condições de saúde da paciente.
A escolha de seu médico tem como premissa o cuidado integral do seu corpo para garantir envelhecer com saúde, especialmente sob intenso estresse que tem impacto sobre a saúde e bem estar de qualquer pessoa.
A vereadora Edna Sampaio está à disposição para quaisquer esclarecimentos.