CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
Em sessão extraordinária nesta segunda-feira (20), os vereadores da Câmara de Cuiabá aprovaram, por maioria dos votos, as contas do exercício de 2019 da Prefeitura de Cuiabá. Ao todo, foram 20 votos favoráveis e quatro contrários. O presidente interino, Lilo Pinheiro (PDT), não vota.
Na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, sob relatoria do vereador Chico 2000 (PL), as contas já tinham recebido parecer favorável. O relatório foi lido em plenário, durante a sessão extraordinária, e seguiu parecer do Tribunal de Contas do Estado, que considerou as contas favoráveis em julgamento no mês de junho.
Já durante a votação, deputados da oposição, Dilemário Alencar (Podemos), Marcos Paccola (Cidadania) e Michelly Alencar (DEM) tentaram indicar pela reprovação das contas, apontando que o relatório do Ministério Público de Contas apontou 12 irregularidades, das quais nove foram consideradas grave e gravíssimas.
Entretanto, o líder da prefeitura na Câmara, vereador Mário Nadaf (PV), defendeu que nenhuma conta de governo é “perfeita”, e que sempre há algum ponto de irregularidade apontado pelos auditores.
"Desde a época que aqui estou, eu nunca vi uma conta perfeita. Ela é uma conta fictícia. Todas elas vieram, desde a época de Mauro Mendes e outros governos de Emanuel, com algumas anotações", observou.
Nadaf ainda destacou que o parecer do Tribunal de Contas foi unânime pela aprovação de contas, e que as recomendações apontam que as irregularidades são sanáveis.
Ao final, apenas os vereadores de oposição, incluindo Diego Guimarães (Cidadania), foram contrários às contas.