APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
O senador Wellington Fagundes (PL) anunciou que o Partido Liberal (PL) já tem posição definida contra a indicação do nome do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), para o Supremo Tribunal Federal (STF). Dino foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia 27.
“O PL já tem uma posição muito forte que é votar contra a indicação do Flávio Dino”, disse Fagundes à imprensa, nesta sexta-feira (1º).
Líder do Bloco Vanguarda, que reúne os senadores do Partido Liberal e do Partido Novo, o senador mato-grossense afirma que o Brasil tem vivido um "presidencialismo", onde Lula quer ser "mais forte do que um rei".
“Na história do Supremo Tribunal Federal, me parece que foi só um ou dois que foram rejeitados. Porque nós vivemos um presidencialismo no Brasil onde o presidente tem uma força até maior do que um rei. E que o governo, todos, mas principalmente esse governo, tem usado muito para fazer as influências políticas, aumentou ministérios, ou seja, para atender a demanda política que, às vezes, nem sempre é a demanda da sociedade”, disse o senador.
Wellington já indicou os nomes do bloco que integrarão a comissão que analisará a indicação presidencial.
“São duas etapas, a Comissão de Constituição e Justiça e depois o Plenário. Eu como líder do Bloco Vanguarda já indiquei os nomes da Comissão de Constituição e Justiça do nosso partido. E, claro eles terão lá atuação para representar o partido”, disse.
Apesar de dizer que o PL é contra a indicação, o senador deu a entender que não acredita na possibilidade de o nome do indicado de Lula ser rejeitado pelos senadores.