Domingo, 18 de Janeiro de 2026

15 de Dezembro de 2025, 18h:27 - A | A

Política / DERROTA COMUNISTA

José Antonio Kast é eleito presidente do Chile e direita volta ao poder

Conservador confirma seu favoritismo ao aglutinar os votos dos demais candidatos da direita e derrota a comunista Jeannette Jara

CARLINA MARINS
ESTADÃO



O conservador José Antonio Kast confirmou o favoritismo que carregou durante toda a campanha para o segundo turno e foi eleito presidente do Chile neste domingo, 14.

Com isso, o Palácio La Moneda será ocupado pela direita depois de quatro anos sob o governo de esquerda de Gabriel Boric. Kast será o primeiro presidente abertamente admirador do ditador Augusto Pinochet. 

 

Com 95% das urnas apuradas, Kast tem 58,3% dos votos contra 41,7% da candidata governista Jeannette Jara, do Partido Comunista. Com vantagem de quase 20 pontos porcentuais para Kast, projeções estatísticas feitas pela justiça eleitoral chilena consideram a vitória irreversível.

 

Jara já reconheceu a derrota e felicitou Kast. “A democracia falou com força e clareza. Eu acabei de comunicar com o presidente eleito José Antonio Kast para desejar o sucesso do bem do Chile”, disse ela. “A quem nos apoiou, tenham claro que seguiremos trabalhando para avançar em uma melhor vida em nossa pátria.”

 

As pesquisas de intenção de votos já apontavam uma cara vantagem do conservador depois que ele conseguiu reunir os votos dos outros candidatos da direita derrotados no primeiro turno.José Antonio Kast é um advogado de 59 anos, católico devoto e pai de nove filhos.

  

Esta foi a terceira vez que ele concorreu ao La Moneda, tendo sido derrotado no passado devido principalmente às suas pautas sobre gênero.

O candidato, então, aprendeu com as derrotas, deixou de lado as chamadas pautas de costumes, agregou mulheres à sua campanha e se tornou mais palatável aos chilenos, especialmente diante de uma adversária do Partido Comunista.

Desta vez, ele concorreu como candidato do Partido Republicano, que ele fundou há cinco anos por considerar a direita tradicional muito branda. Uma das autoras de sua biografia María José Hinojosa descreveu Kast, em entrevista ao Estadão, como um “encantador com devaneios messiânicos” e que se vê como “o salvador do Chile”.

Entre suas principais promessas estão levar o Chile para uma abordagem mais linha-dura contra o crime e deportar cerca de 340 mil imigrantes irregulares, em sua maioria venezuelanos.

Ele não detalhou, porém, como cumprirá essas promessas, já que elas requerem muito dinheiro e parceria com os países dos deportados - não é o caso da Venezuela.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

65-99649-5534