Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026

19 de Fevereiro de 2026, 17h:01 - A | A

Programas / AGRICULTURA FAMILIAR

Autonomia feminina no campo pode reduzir violência doméstica, afirma secretária

Secretária Andreia Fujioka destacou que mulheres lideram mais de 80% dos projetos do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar.

ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER



Em entrevista ao Conexão Poder, a secretária de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT), Andreia Fujioka, destacou os programas voltados para a mulher do campo com foco na autonomia feminina que, segundo ela, certamente irá refletir na diminuição do índice de violência familiar. A secretária pontuou, em entrevista ao Conexão Poder, que uma das determinações da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi implementar ações que impactem no enfrentamento da violência.

A secretária citou a eficácia dos encontros de mulher rural no cotidiano das trabalhadoras do campo. 

"Ali ela é uma mulher que é cuidada, uma mulher que é ressignificada, que é vista, uma mulher que é valorizada. Então esses encontros são muito importantes para reflexão e para mudança de ação dela ali", frisou. 

Andreia citou o Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf), modalidade Inclusão Rural, em que mais de 80% dos projetos foram elaborados por mulheres agricultoras de pequena escala.

LEIA MAIS: Seaf aponta aumento de mais de 1.000% nos investimentos em agricultura familiar em MT

"Quando elas conseguem implementar projetos na própria casa, poderia ser uma máquina de costura, poderia ser um projeto de polpa de frutas, tem diversas ideias que a Empaer implementou, ajuda muito a questão da mulher se tornar independente e sair desse processo. Eu acho que a independência financeira resolve uns 80% dos casos", destacou.  

Veja vídeo:

 

 

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

65-99649-5534