Terça-feira, 20 de Janeiro de 2026

18 de Janeiro de 2026, 08h:00 - A | A

Programas / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Bandidos clonam voz e até mesmo sotaque para aplicar crimes, alerta delegado

O delegado adjunto da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos, Guilherme Campomar da Rocha, comentou que hoje o software já consegue reproduzir o mesmo timbre de voz e a mesma cadência de fala.

ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER



Em entrevista ao Conexão Poder, o delegado adjunto da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos de Cuiabá, Guilherme Campomar da Rocha, comentou que a Inteligência Artificial pode ser utilizada por criminosos para clonagem de voz, com detalhes como timbre e sotaque idênticos ao da vítima, para aplicação de golpes nas redes sociais ou em ligação telefônica.

"Eles precisam obter uma quantidade desses aúdios originais, seja um áudio que você mandou no WhatsApp, foto que você tem no instagram. Eles precisam de um padrão, uma certa quantidade de imagem, um certo tempo de áudio, e não é muito longo nem muitas imagens, e hoje o software já consegue reproduzir o mesmo timbre de voz, a mesma cadência de fala, a mesma entonação, o mesmo sotaque, de um texto que o criminoso passa", alertou.  

O delegado acrescenta no ambiente digital, especialmente para pessoas públicas, a credibilidade também é construída.

"Um ataque no meio digital à reputação ou a própria personalidade dessa pessoa traz prejuízos na esfera privada dela e também na esfera política. Depois que o prejuízo é feito, que aquele vídeo viraliza, passa no Brasil inteiro, é muito difícil recuperar a credibilidade que foi perdida", apontou. 

Veja vídeo:

 

Veja entrevista na íntegra:

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

65-99649-5534