10 de Julho de 2020, 15h:10 - A | A

Programas / REVALIDA NA PANDEMIA

Bolsonaro deve liberar prova virtual para médicos formados na Bolívia trabalharem em MT

O governo de MT abriu seletivo para contratação imediata de dezenas de médicos, mas não há profissionais disponíveis no mercado

MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO



O senador Carlos Fávaro (PSD) revelou em entrevista ao Conexão Poder, que encaminhou pedido ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que ele faça uma medida provisória autorizando a realização do exame Revalida, via online, para regularizar e permitir que brasileiros formados em Medicina no exterior possam atender como médicos no Brasil.

Em Mato Grosso cerca de mil profissionais já teriam passado por processo de capacitação da Universidade Federal, mas precisam ser aprovados no Revalida. A proposta de prova virtual é porque em momento de pandemia não há previsão de quando poderia ser aplicada a prova de forma presencial.

A Justificativa do senador é baseada na necessidade de contratar médicos para atuar na linha de frente de combate ao coronavírus. Só em Mato Grosso, cerca de mil profissionais da Saúde Estadual estão afastados e o governo não tem conseguido fazer novas contratações por falta de profissionais disponíveis no mercado.

Se efetivada, a medida provisória passa a valer quando publicada.

Veja o vídeo:

Comente esta notícia

FABIOLA APARECIDA DE OLIVEIRA SOUSA 10/07/2020

VALE RESSALTAR QUE esses profissionais estão no processo de revalidação da UFMT desde 2018, já cumpriram 2.500 horas de prática hospitalar em diversos lugares do Brasil sob responsabilidade de preceptores e avaliações teóricas em todas as rotações ( CLÍNICA MÉDICA, GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA, PEDIATRIA, CIRURGIA E SAÚDE COLETIVA) no período de 1 ano, OS MAIS DE 1000 MÉDICOS NO PROCESSO DE REVALIDAÇAO DA UFMT JÁ CUMPRIRAM TUDO, QUEM NÃO QUER CUMPRIR COM A IV ETAPA É A UFMT PELA PANDEMIA, POR NÃO PODER AGLOMERAR, INFELIZMENTE NINGUÉM ESPERAVA POR ISSO, ENTÃO ROGAMOS UMA AVALIAÇÃO VIRTUAL PARA QUE POSSAMOS LUTAR PELA SAÚDE DA NOSSA POPULAÇÃO, NESSA GUERRA CONTRA O COVID E CONTRA TODOS OS PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA. ESTAMOS CAPACITADOS! SÓ QUEREMOS TRABALHAR, NÃO ESTAMOS PEDINDO ESMOLA. ATT. FABIOLA OLIVEIRA- MÉDICA- COMPLEMENTANDA DA UFMT CUIABÁ- MT

positivo
0
negativo
0

Henrique Santos 10/07/2020

Esse batráquio está desinformado. A CRM confirmou que há médicos o suficiente para cobrir a demanda. Oque precisa são condições adequadas para que eles possam atuar em segurança e não passar de curador para vítima. esse Senador tampão quer fazer politicagem irresponsável numa hora dessas. Poste!!!!

positivo
0
negativo
0

Edileusa Santos Barreto 10/07/2020

Excelente senador, somos muitos, inclusive muitos dos quais somos especialistas, fizemos o sistema de complementar que nos foi exigigo com muitas dificuldades, pois procedemos de famílias humildes, e este sistema é muito caro, e muitos que estudamos fora éramos bolsistas. E agora não temos apoio do nosso próprio país de vivermos com dignidade, pois o Brasil necessita de médicos, nós precisamos de trabalho. E servir o país da melhor forma possível como médicos que somos. Obrigada pelo apoio!

positivo
0
negativo
0

3 comentários



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER