LEANDRO MAIA E MÁRCIA MATTOS
DO CONEXÃO PODER
O secretário de segurança pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, enalteceu a árdua missão dos policiais para defender a sociedade e disse que nenhuma autoridade "sai de casa com a vontade de matar ninguém". Em entrevista ao Conexão Poder, Bustamante também comentou a pressão psicológica a que policiais convivem diariamente com a certeza de que precisam voltar vivos para casa depois do trabalho; já que se trata de uma profissão de risco e que, em muitas das vezes, o confronto armado com bandidos é iniveitável para defender a sociedade. (Assista a entrevista abaixo)
Segundo Bustamante, a experiência de ser policial fez com que ele tivesse de visitar a família de colegas que morreram para proteger a sociedade, por isso, se um dia tiver que fazer uma escolha, ficará sempre do lado do policial.
"Entre a morte de um meliante e a morte de um policial, eu ainda prefiro visitar o caixão do meliante", desabafou.
Na opinião dele, a sociedade comete uma inversão de valores quando o autor do crime é vitimizado. Para Bustamante, a legislação brasileira, muitas das vezes, protege o criminoso. "Eu nunca vi ninguém fazer manifestação em defesa da vítima".
O secretário também falou sobre os investimentos para reforçar a força policial em Mato Grosso. Recentemente, o governo comprou 12 mil pistolas (Glock 9mm) e entregou 60 fuzis para equipar as polícias Civil e Militar.
"O cidadão de bem tem interesse na polícia por perto. A vítima, que faz parte da organização criminosa, não quer a polícia por perto", lembrou.
Bustamante também falou sobre o trabalho de inteligência da Secretaria através das câmeras de monitoramento e atualizou as informações sobre a convocação dos aprovados no concurso da segurança pública.
Veja o vídeo: