ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, o presidente da Cooprosoja, Fernando Cadore, explicou que o movimento da Cooperativa dos Produtores de Soja e Milho começou há dois anos com 80 produtores, com objetivo de formar coletividade para gerar benefícios nas compras para seus cooperados.
"Hoje já somos mais de 1300 em todo o estado em 70 municípios, e atingimos um número de 2,5 milhões de hectares, veja que apesar de ser jovem, hoje a Cooprosoja tem a possibilidade de ser dos maiores players originadores e o legal de tudo isso, na pessoa física de cada um", destacou.
Cadore apontou que os produtores rurais de Mato Grosso, em sua maioria, são proprietários de terras de pequeno porte, o que dificulta a negociação individual relativa a valores.
"E no outro lado no nosso estado, temos grandes conglomerados, que apesar de ser a minoria, por ter tamanho e envergadura, têm poder de compra muito grande, todo esse movimento acaba deixando o produtor pequeno sem competitividade mediante esse volume de compra. Esse movimento é muito específico no estado de Mato Grosso", acrescentou.
Veja trecho
Veja íntegra