ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, o delegado adjunto da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos de Cuiabá, Guilherme Campomar da Rocha, comentou que o golpe do falso advogado continua ocorrendo rotineiramente em Mato Grosso e no Brasil.
"Todo mundo conhece ou já recebeu o contato. É um criminoso se passando por um advogado, dizendo que teve um ganho de causa e que precisa que o pagamento seja feito, isso hoje está muito na moda. A gente vê isso rotineiramente nas delegacias, não só no estado de Mato Grosso, mas no Brasil inteiro", comentou.
Guilherme também citou os golpes envolvendo fraudes sobre investimento de alto retorno e o "estelionato sentimental".
"Os criminosos criam perfis e buscam vítimas específicas, que passaram por momento difícil da vida, passaram por um divórcio, estão em luto, ou estão em busca de alguém para compartilhar sua vida, e muitas vezes mantém contato com essa pessoa durante meses, até um ano sem pedir absolutamente nada, justamente para ganhar a confiança", explicou.
O delegado acrescenta que os criminosos são treinado e fazem abordagens utilizam frases de urgência para que a vítima não tenha tempo de raciocinar.
Veja vídeo:






