Sábado, 30 de Agosto de 2025

30 de Julho de 2025, 15h:38 - A | A

Programas / LEI GLOBAL MAGNITSKY

Especialista em estratégia prevê punição de Trump a mais ministros do STF

O especialista em geopolítica, professor Luiz Antonio, avalia que a sanção impacta negativamente para a credibilidade do ministro Alexandre em nível internacional

ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER



Em entrevista ao Conexão Poder, o especialista em geopolítica e inteligência, professor Luiz Antonio P. Valle, do canal no Youtube Xeque Mate Global, repercutiu a medida do governo dos Estados Unidos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, a partir das sanções financeiras da Lei Global Magnitsky.

A lei é uma das mais severas disponíveis para Washington punir estrangeiros que considera autores de graves violações de direitos humanos e práticas de corrupção. A decisão foi publicada no site do departamento do Tesouro dos EUA.

"Tem o aspecto moral, ético, ao ser sancionado por essa lei, os EUA estão dizendo que aquela pessoa é uma infratora e isso para um ministro do Supremo Tribunal Federal, que deveria naturalmente dar o exemplo e zelar pela lei, ética, moral, comportamento, tem esse aspecto que pega muito mal em nível internacional", pontua. 

Porém, adverte o especialista, pelo perfil do ministro, a sanção não o impedirá de prosseguir em seus posicionamentos.

Para o especialista, esta punicão pode abrir precedentes para novas medidas de sanções junto a outros ministros brasileiros.

"A visão que se tem é que o Trump, que não é uma pessoa de ceder facilmente, não é uma pessoa de recuar, ele vai escalar essas pressões para outros ministros, provavelmente, até que torne a situação tão incômoda que ele possa alcançar seus objetivos".

Veja trecho:

 
Veja íntegra
 

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076