11 de Junho de 2020, 13h:00 - A | A

Programas / VEJA O VÍDEO

Governador: Prefeitos recebem dinheiro e não testam doentes; estão morrendo por isso

Mauro Mendes que falta de testagem tem levado pacientes chegarem aos hospitais estaduais já em estado grave e por isso está sendo rápida a lotação das UTIs

MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO



Em entrevista ao Conexão Poder, o governador Mauro Mendes (DEM) detonou a falta de aplicação de testes em pacientes com suspeita de coronavírus, que segundo ele, é atribuição das prefeituras. O chefe do Executivo estadual aponta que a falta de testagem tem contrinuído para o agravamento da doença e com isso à rápida lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) já que esses pacientes têm chegado aos hospitais já em estado grave.

 “A gente tem cobrado muito que os prefeitos façam isso. Não só aqui em Cuiabá, temos cobrado em Rondonópolis e temos cobrado no interior. Estamos oferecendo ajuda e falo aqui, os prefeitos também receberam dinheiro e têm que fazer. (...) Não basta ficar esperando e querendo que caia do céu. Corre atrás; vai atrás. Tem muito prefeito que fez isso. Eu conheço prefeitos que compraram 10 mil,  20 mil testes e estão testando sua população e aqui não estamos vendo isso e isso está causando  problema sério e até morte de pessoas por falta dessa estratégia correta”, criticou.

Na entrevista, Mauro Mendes deixou claro que defende que os pacientes sejam testados e possam ser medicados no início do quadro da doença, evitando que situação fique grave e precise de leito de UTI. Essa testagem ele aponta que tem que ocorrer lá na porta de entrada desse paciente que são as unidades de pronto atendimento e policlínicas.

“Não está tendo esses testes nas unidades básicas de saúde, como não está tendo os testes na atenção primária. Quando chegam no hospital do Estado já chegam direto na UTI por isso está lotando rápido. O que está acontecendo é lamentável. Estamos cobrando os prefeitos e cobrando o Ministério Público. Gente pelo amor de Deus vamos atrás de testes! Todo os testes que o Ministério da Saúde mandou para o governo a gente distribuiu para prefeituras, mas os prefeitos poderiam ter comprado, o governo também comprou para ele, para a gente testar  todo mundo. Tem que tomar providência, o problema é que alguns lamentavelmente não estão fazendo isso”, apontou.

Veja a entrevista:

 

Comente esta notícia

Walter liz 10/06/2020

uma realidade, minha funcionaria foi jogada de la pra ca em uma UPA em um final de semana, nada de teste, nem de medicamentos, teve até medico que disse a ela que poderia ser COVID mas sequer fez encaminhamento para exames, enfim nada diferente do que sempre foi, tive que tomar providencias,mandar fazer testes etc e felizmente não era COVID, mas serviu como amostra de como o sistema esta "funcionando" além do precario.

positivo
0
negativo
0

ILDO PEREIRA 10/06/2020

Na verdade nao sao so os Prefeitos que estao recendo dinheiro o Governo do Estado vai receber mais de 1 Bilhao, esta recebendo esta semana 360 Milhoes esse dinheiro todo da pra resolver todo o problema da saude em MT, mas infelizmente tanto os Prefeitos como o Governador nao estao nem ai pra populaçao, pois pra eles nao faltaram UTI, uma vergonha e esses Deputados nao fazem nada para ajudar a resolver o problema de falta de UTI, cade o SR Eduardo Botelho, vamos acordar o povo esta morrendo sem atendimento mesmo tendo este monte de dinheiro.

positivo
0
negativo
0

LIXEIROS DA SOCIEDADE 09/06/2020

Vejam se certos hospitais privados estao recebendo verba pública...Tem parentes de pessoas muito proximas a certos políticos que são donos de certos hospitais ! É muito COMPLEXO aqui neste JARDIM do Eden , chamado TerraKeos , de UHNS e outros!

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER