28 de Setembro de 2022, 14h:00 - A | A

Programas / ASSISTA AQUI

Jorge Yanai: Sistema político brasileiro é feito para manter os mesmos no poder

O candidado ao Senado Federal afirma a falta de alternância enfraquesse a democracia.

LEANDRO MAIA
DO CONEXÃO PODER



O candidato ao senado Jorge Yanai (Democrácia Cristão no Brasil) afirmou ao Conexão Poder que o atual sistema da política brasileira desfavorece a alternância do Poder que é um dos pilares da democrácia. Na opinião dele, o atual modelo do processo eleitoral favorece o político de carreira. Em muitas situações, esse favorecimento faz com que esse político permanessa no Poder por cerca de 20 ou 30 anos. "O sistema politico brasileiro permite que isso aconteça", criticou. 

O canditado ao Senado Federal sugere que os cargos do Legislativo não deveriam ser concedidos por mais de dois mandatos; já do Executivo, apenas um mandato de 5 ou 6 anos. 

Outro ponto questionado, foi o desvaforecimento das legendas de menor eleição em relação aos repasses do Fundo Eleitoral. 

"O Partido Pacional Democracia Cristã no Brasil recebeu R$ 9 milhões para ser dividido no país inteiro. Tem partido político que recebeu  R$ 1 bilhão. É uma luta desproporcional", pontuou. 

Suplente do senador e candidato a reeleição Wellington Fagundes (PL), porém sem ocupar a cadeira no senado em nenhum momento nessa legislatura, Yanai diz que o anseio pelo Poder faz com que muitos políticos se percam em sua própria vaidade. "Tem gente que gosta muito do Poder e não quer largar por um minuto sequer. Por razões pessoais, talvez, ele não me cedeu nenhum dia para que eu pudesse levar as minhas pautas em relação a saúde, educação, segurança e infraestrutura do Estado de Mato Grosso".

Defensor do voto distritral, o ex-senador e ex-deputado federal por MT acredita que esse formato permitiria que todas as regiões do estado fossem representadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

 Veja o vídeo: 

Veja a entrevista na íntegra:   

 

 

 

Comente esta notícia

jorge luiz Sganzerla 29/09/2022

Tá certo ele, temos que acabar com essa teta do continuísmo, quando fizeram o Estatudo desses puliticos esqueceram de colocar um adendo dizendo que não pode ser perpetuar no cargo como tem muitos por aí que já foram bananeira que deu caxho. Tem meu voto e da minha familia.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER