ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
Com perspectivas para 2026, o advogado criminalista Eduardo Mahon fez apontamentos quanto aos cenários político e jurídico em entrevista ao Conexão Poder.
"Politicamente, eu acho que o Congresso Nacional será tomado por uma onda de direita, isso não é necessariamente negativo. Mas eu acho que o Brasil precisa pensar com calma que a raiva não é positiva, que essa baba de ressentimento, de ódio, isso precisa amainar, isso precisa acabar, acabar eu não diria, mas é preciso que as pessoas fiquem mais serenas", pontuou.
Ele comentou que o país se inclina para o conservadorismo.
Quanto ao Judiciário, o advogado comentou que a condução do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, tentará sinalizar posturas comportamentais de autocontenção. "Vou dar um exemplo, plantão, quem está no plantão? presidente e vice-presidente. A concessão ou não concessão de liminares são sinais para o mundo jurídico. Eu acho que ele vai abaixar a bola, aqui não", citou.
Mahon aponta que o Congresso poderia diminuir os poderes monocráticos dos juízes, porém ninguém quer ter o poder reuzido.
"O Executivo deveria também estar adstrito ao orçamento com uma lei mais fixa, mais razoável, eu acho que nada disso acontecerá a contento, mas boa sorte pra nós".
Veja vídeo:







