ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
Atualmente, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), 157 mil jovens estão aptos a votar, porém ainda não possuem o título de eleitor. Em entrevista ao Conexão Poder, o professor doutor Welder Queiroz, diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT) e juiz-membro do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso, comentou sobre a inclusão política da juventude e o fortalecimento da cidadania no estado.
Recentemente, a desembargadora Serly Marcondes Alves, presidente do TREMT, em coletiva para a imprensa, destacou o trabalho da Escola Judiciária Eleitoral na execução do projeto “Voto Consciente”, cujo foco é alcançar jovens entre 15 e 17 anos, incentivando o direito do voto por meio do alistamento eleitoral.
"O programa Voto Consciente passa desde levar informações sobre cidadania a envolvê-los para alistar eleitoralmente para poder votar e exercer sua cidadania", acrescentou Welder, citando que o prazo é até 6 de maio, quando se encerra o cadastro eleitoral.
Welder pontuou que esclarecer o papel de cada agente público é essencial, visto que parte da população não tem conhecimento das atribuições de cada um.
"O jovem e o cidadão, muitas vezes, não sabem qual é a competência, o que compete ao prefeito, o que compete ao vereador, ao deputado estadual, ao deputado federal, ao governador, ao senador, ao presidente da República. Então, levar esses esclarecimentos para que ele possa saber a quem cobrar, pedir, pleitear", citou.
Veja vídeo:
Veja entrevista completa:





