ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
Inspirado na flor do cerrado, o Espaço Caliandra do Ministério Público Estadual de Mato Grosso, é um ambiente de acolhimento e orientação para mulheres vítimas de violência. Na entrevista para o Conexão Poder, a promotora de Justiça e coordenadora do núcleo vida plena do MPMT, Gileade Maia, comentou sobre os serviços oferecidos no espaço e o quanto ele se consolidou, desde sua implantação em 2022, como um local onde as mulheres contam suas histórias.
"A flor Caliandra é frágil, basta um sopro assim, aquela flor em forma de pompom, que você sopra e ela se desfaz. Assim, como a vida da mulher, que deve ser resguardada, porque com um ato muito rápido ela pode ser perder, mas ela tem uma capacidade, uma força de ressurgir quando ela é amparada adequadamente, por isso o espaço é muito importante, um espaço físico e uma equipe multidisciplinar", explicou.
Segundo a promotora, existe um protocolo de atendimento no local, com profissionais preparados para atendimento especializado para evitar a revitimização.
"A mulher é muito julgada, nós temos a tendência de transferir para a vitima as nossas vivências, quando na verdade cada um tem sua história e seu momento para denunciar".
Veja trecho
Veja íntegra