ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
O movimento BRICS é irreversível, avalia em entrevista ao Conexão Poder, o especialista em geopolítica e inteligência, professor Luiz Antonio P. Valle, do canal no Youtube Xeque Mate Global. É um agrupamento formado por países que se unem em articulação político-diplomática e de cooperação nas mais diversas áreas, inclusive uma plataforma de liquidação financeira internacional será lançada.
"BRICS, Brasil, Rússia, Índia e China, que fora os Estados Unidos, são os quatro maiores países do mundo em território, população, etc e depois o S é de South Africa, África do Sul, que foi adicionada ali por uma conveniência geopolítica. Então, Brasil, Rússia, Índia e China estavam ascendendo quando foi criada essa sigla, mas dos quatro, somente o B, que é o Brasil, não chegou a lugar nenhum", apontou.
O especialista comentou que novos países têm pedido filiação ao BRICS e o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, sabe disso, se dedicando no ano passado para desmontar o movimento, no entanto, o resultado foi nulo.
"Ele (Trump) sabiamente recuou e agora a mensagem dele é: vou organizar aqui a minha casa e o quintal para depois negociar com essas pessoas", explicou.
Veja vídeo:








