ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, a secretária da Mulher de Cuiabá, tenente-coronel Hadassah Suzannah, informou como está a condução do impasse referente a finalização das obras da Casa da Mulher Brasileira, hoje denominada Centro de Referência, um importante equipamento com oferta de atendimento jurídico, psicológico, de assistência social, para a efetivação de políticas públicas voltadas às mulheres.
"É um pouco mais robusto do que a Secretaria da Mulher faz porque é muito direcionado para a mulher vítima de violência. E como as pessoas estão ali, elas vão se especializando e a gente vai aprimorando o atendimento", comentou.
Hadassah explicou que a obra é fruto de uma parceria da Prefeitura de Cuiabá e do Ministério da Mulher. Iniciada em abril de 2023, tinha prazo de conclusão previsto para dezembro do mesmo ano. No entanto, o equipamento chegou a ser anunciado como entregue simbolicamente pela ex-primeira-dama Márcia Pinheiro, no final de 2024.
"A obra não foi entregue, embora tenha sido veiculado e tem na imprensa uma fala das autoridades à época informando da entrega dessa casa. Efetivamente ela nunca ocorreu, porque sequer tinha porta".
Hadassah comentou que a gestão dialogou com a empresa responsável para que a obra fosse finalizada, ampliou prazos dentro da legalidade e esgotou todas as possibilidades.
"Este ano (2025), a obra andou 2.60%, o que é muito pouco para um instrumento que é muito importante e não se vê a hora de ser entregue para as mulheres. Eu decidi fazer a interrupção desse contrato, primeiro que a própria empresa estava com algumas certidões que impediam a própria prorrogação e segundo em função de que se o ano inteiro andou 2.60%, não tem mais como confiar que a obra será entregue no tempo que a gente precisa", relatou.
Hadassah comentou que foi iniciado um processo de contratação emergencial para buscar uma nova empresa com objetivo de finalizar a obra.
Veja vídeo:
Veja entrevista na íntegra:






