MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO
Em entrevista ao Conexão Poder, o especialista em estratégia geopolítica, professor Luiz Antônio Peixoto Valle comenta que o Brasil pode viver um caos, com aumento da pobreza, fome e violência já a partir do mês de junho, caso não haja entendimento entre os poderes, colocando fim às divergências e construindo uma pauta de enfrentamento à crise gerada pela pandemia de coronavírus.
Ao Conexão Poder, o especialista pontua que esse cenário que beira à guerra civil pode se arrastar pelos meses de junho, julho e agosto.
“É bem preocupante a situação atual. Se o próprio ministro da economia Paulo Guedes diz que a economia vai colapsar em 30 dias. Se dentro de 30 dias começar a haver desabastecimento, as pessoas não poderão mais comprar gêneros de primeira necessidade e havendo desabastecimento haverá caos público”, aponta.
Luiz Antonio analisa que em situação de caos, somente o uso das forças armadas pode atuar no controle da ordem, mas no caso do Brasil, o Exército estaria quase que sucateado e agora tem desgaste político. Além disso, a falta de unidade no país deixa inseguro o apoio da Polícia Militar ao Exército, já que cada Estado tem gerido suas próprias regras na pandemia.
Na entrevista o especialista critica que além da falta de união entre os poderes, falta estratégia geopolítica para evitar o caos, já que as forças políticas têm sido concentradas em “apagar incêndios”.
Luiz Antonio Valle faz um panorama de como o Brasil está em desvantagem no cenário geopolítico mundial, caminhando para ser dominado economicamente.
Assista a entrevista na íntegra: