21 de Agosto de 2019, 10h:10 - A | A

Programas / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Presidente do TJ: Tecnologia irá substituir servidores do Judiciário e advogados; veja vídeo

Investimentos em programas de inteligências artificias têm sido cada vez maiores no Judiciário, o que irá acarretar na redução de servidores em breve e de advogados futuramente.

MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO



O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Rocha declarou que os investimentos feitos em tecnologia, no Poder Judiciário de Mato Grosso e em âmbito nacional, levarão em breve, à substituição de servidores por sistemas de inteligência artificial. Ele afirma que a previsão é de que a tecnologia também substitua futuramente os advogados.

Em Mato Grosso, o TJ investe no aprimoramento do Processo Judiciário Eletrônico (PJE) e procura implantar um núcleo de servidores especializados em Tecnologia da Informação.

“Daqui alguns anos, infelizmente isso vai ser no Poder Judiciário e vai ser em vários outros setores, nós vamos diminuir muito o número de servidores. Isso vai cair muito. Porque se nós estamos falando de PJE, tudo eletrônico, o advogado vai estar em casa e vai estar peticionando”, comenta.

O presidente ressalta que além de reduzir custos com folha de pagamento, as inteligências artificiais devem reduzir a morosidade da Justiça.

Ele cita um sistema de execução fiscal, já implantado em outro Estado, que sozinho faz o despacho, expede mandado, manda citar, cruza dados financeiros e faz busca de recursos financeiros nas contas a cada cinco minutos. O mesmo sistema é estudado para ser implantado em Mato Grosso.

Veja na íntegra:

 

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER