DO CONEXÃO PODER
DO CONEXÃO PODER
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRTMT), desembargador Aguimar Peixoto, em entrevista ao Conexão Poder, destacou que países altamente desenvolvidos têm o direito do trabalho fortalecido, no entanto, no Brasil as relações de trabalho estão se afastando das normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Além disso, o presidente comentou que os sindicatos estão enfraquecidos.
"Países altamente desenvolvidos têm o direito do trabalho forte. O que precisa no Brasil, se a CLT se perder ou não for mais utilizada, é uma consciência de associação, sindicatos fortes", observou.
Peixoto comentou que o alto índice de lítigios na esfera trabalhista tem, entre suas causas, a falta de força da atuação sindical.
O presidente chamou a atenção também para as categorias desprovidas de associações, como os trabalhadores de aplicativos com o Uber e IFood.
"Hoje, por exemplo, os trabalhadores de aplicativo não têm essa associação forte, nosso sistema legal sindical dificulta para os trabalhadores que estão pulverizados", explicou.
Veja vídeo:
Veja entrevista na íntegra:






