ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, o especialista em geopolítica e inteligência, professor Luiz Antonio P. Valle, do canal no Youtube Xeque Mate Global, comentou sobre a relação dos Estados Unidos (EUA) com a China e a Rússia, elencando algumas características do presidente dos EUA, Donald Trump, que publicou no dia 13 de dezembro, um documento sobre segurança nacional.
"Em relação a China, Trump disse que iria impor tarifas altíssimas, disse que iria parar de comprar, ele é o maior consumidor do mundo, mas a China também é a maior produtora do mundo. Ele (Trump) falou, bateu forte. Mas a China não cedeu".
O especialista apontou que até hoje não há um acordo final de comércio entre os EUA e a China, no entanto, Trump teve de recuar, pois percebeu que não tinha substitutos imediatos para os produtos chineses.
"No que tange aos mato-grossenses, que foi importante, a China parou de comprar soja dos EUA, passou a comprar do Brasil, o que beneficou naturalmente os produtores do Mato Grosso e o Trump percebeu que não dava avançar muito. Para vocês terem uma ideia, a China, de janeiro a novembro, bateu recorde de superávit comercial".
Luiz Antonio também comentou sobre a relação dos EUA com a Rússia.
"A Rússia cresceu hoje, o último relato é que ela ultrapassou o Brasil e o Canadá, e é a nona maior economia do Mundo, no último relatório. O Brasil, inclusive, caiu, saiu das dez principais economias do mundo porque a Rússia subiu, um país em guerra e mesmo assim crescendo economicamente".
A partir de todo esse cenário, o especialista analisou o documento publicado pelo Trump, no que tange a segurança nacional.
Veja vídeo:









marlene 23/12/2025
Trump Blefou, Lula segurou e o Brasil só cresce
FRANCISCO FRANKLIN DA SILVA FANAIA 23/12/2025
Quem e o causador de tudo isso, alguém pode me responder.O Brasil está indo para o fundo do poço.
2 comentários