ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, a secretária de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT), Andreia Fujioka, comentou que o perfil do agricultor de pequena escala está envelhecendo, sendo preciso criar estratégias para manter o jovem no campo. A secretária citou o Programa Mato Grosso Produtivo – Desenvolvimento e Sustentabilidade, executado em parceria com o Banco Mundial, como uma ferramenta importante de fortalecimento do setor.
"Eu vejo com muito bons olhos o Programa Mato Grosso Produtivo – Desenvolvimento e Sustentabilidade, olha onde ele ataca: o valor bruto da produção. Um agricultor, uma associação, uma cooperativa, que é atendida por esse projeto, a intenção é que ele aumente em 30% o valor bruto da produção dele, aumentar 30% o valor bruto da produção é algo muito substancial, isso faz com certeza que a gente consiga reduzir o êxodo rural", pontuou Andreia.
Andreia disse que em São Paulo, o mesmo programa está em seu terceiro ciclo, impactando em 80% do valor bruto da produção.
O programa está estruturado em três componentes principais: o primeiro é a Inclusão Econômica Inteligente ao Clima; o segundo componente trata do fortalecimento da gestão fundiária e ambiental e o terceiro componente é a gestão do projeto e governança.
"Em breve, o primeiro edital vai ser publicado e nós estamos organizando para que essas cooperativas, essas associações estejam aptas para receber esse projeto", afirmou.
Veja vídeo:
Veja vídeo na íntegra:






