DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, o secretário de Segurança Pública do estado, Alexandre Bustamante comentou sobre o pedido do PT à Justiça de Mato Grosso para impedir a instalação de escolas cívico-militares.
Para Bustamante, o pedido vai contra a vontade da sociedade, já que a preferência dos pais é por esse modelo escolar e também de encontro com os resultados, pois são essas unidades as mais bem classificadas no ideb.
“Na avaliação das escolas do estado de Mato Grosso de ensino público, das 10 melhores sete são militares. Seis da Polícia Militar e uma dos Bombeiros. Se você pegar o índice médio do Ideb que avalia a Educação, as escolas militares estão bem acima da média nacional.”
Baseado nesses dados, a posição do Governo do Estado é incentivar o aumento do número de escolas militares. Segundo Bustamante esse é também um desejo da sociedade.
“Se depender dos municípios 90% das escolas estaduais vão virar militares. Todo prefeito quer uma escola militar na sua cidade.”
O secretário ainda contrapôs os argumentos apontados pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que alegou “haver o ensinamento de condutas militares, em detrimento à liberdade de pensamento e liberdade pedagógica, assim como pluralidade de ideias e tolerância”. Segundo Bustamante, o conteúdo programático das escolas militares é igual ao das outras escolas, o que diferencia é a organização já que os alunos paralelamente ao ensino têm hierarquia e disciplina.
“O que acontece na escola militar diferente da escola que não é militar: a entrada de sala é organizada, os alunos entram em formação. Tem sempre um líder de sala que mantém a sala organizada, quando o professor entra os alunos já estão sentados e preparados para assistir aula.”
Veja o vídeo:
Vídeo na íntegra: