Domingo, 28 de Dezembro de 2025

26 de Dezembro de 2025, 08h:00 - A | A

Programas / ENTRAVE NO DESENVOLVIMENTO

Secretário: Se VG não tivesse o problema da água, nós seríamos a melhor cidade para se viver em Mato Grosso

Secretário de Meio Ambiente Ricardo Amorim apontou que a concessão é a melhor saída para sanar o problema da água.

ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER



Em entrevista ao Conexão Poder, o historiador e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Ricardo Amorim, pontuou que a falta de água na torneira do cidadão várzea-grandense refere-se a problemas com a sua distribuição. Segundo ele, a cidade é rica em nascentes, com mais de 5 mil fontes de água.

"Nós temos ainda tubulação de amianto, que é lá da década de 60, 70, então quando você distribui a água, coloca pressão, essa tubulação estoura, é cerâmica, ela arrebenta com o tempo", explicou, complementando que existem os desvios de água que prejudicam a distribuição.

Diante do cenário, Ricardo destaca que a gestão decidiu pela concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

"Concessão gente não é privatização, você não está entregando o bem público para uma empresa, você está cedendo por um período, aí vai da negociação, 20, 30 anos, mas ainda tendo o município como dono dessa autarquia".

O secretário afirma que a cidade cresceu sem planejamento.

"Se Várzea Grande não tivesse o problema da água e com saneamento básico resolvido, nós seríamos a melhor cidade para se viver no estado de Mato Grosso. Por que? Nós temos aqui uma malha viária privilegiadíssima, 364, 163, um entrocamento que leva para todo o avanço do estado, nós temos o aeroporto dentro de Várzea Grande, nós temos a porta de entrada para o Pantanal, nós temos o bioma da Chapada que é o Cerrado, nós temos o caminho que leva para a Amazônia", elencou.

Veja trecho da entrevista:

Veja entrevista na íntegra:

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

65-99649-5534