Domingo, 13 de Julho de 2025

04 de Fevereiro de 2020, 10h:20 - A | A

Programas / DIRETO DO PLENÁRIO

Selma continua no Senado; Weber pode derrubar liminar para posse de Fávaro

A expectativa da defesa de Selma é pela derrubada da liminar do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que determinou a imediata posse de Fávaro, até a realização de nova eleição, marcada para o dia 26 de abril.

MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO



Apesar da liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a posse de Carlos Fávaro (PSD), como senador interino, por ser o terceiro colocado nas eleições de 2018, a  senadora Selma Arruda (Podemos) retomou normalmente seu trabalho no Senado, na segunda-feira (03) e retorna ao Plenário na tarde desta terça-feira (04).

Ao Conexão Poder, a senadora, que recorre da cassação do seu mandato,  comentou que o recurso, que ela ingressou contra a determinação para  a posse imediata de Fávaro, já está com a relatora do caso no STF, a ministra Rosa Weber.

A expectativa da defesa de Selma é pela derrubada da liminar do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que determinou a imediata posse de Fávaro, até a realização de nova eleição, marcada para o dia 26 de abril.

A favor de Selma Arruda consta o fato de que a ministra Rosa Weber, que é relatora original da ADPF (Arguição por Descumprimento de Preceito Fundamental) e que integra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi contra a posse do terceiro colocado nas eleições, mesmo que por um curto período. Também foram contrários à posse do senador interino, os ministros, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.

Outro ponto sustentado pela defesa é que a liminar pela posse de Fávaro sobrepõe o rito do Senado Federal, que dá à Selma Arruda o direito de ter processo de defesa no Parlamento. Portanto, a decisão do STF estaria interferindo na independência do Legislativo.

A Mesa Diretora do Senado ainda não definiu os prazos para o rito da defesa de Selma. Enquanto esse processo não é finalizado, ela tem direito a continuar a participar das sessões e apresentar projetos.

Outro lado

O Conexão Poder tentou contato com Carlos Fávaro por diversas vezes, mas as ligações não foram atendidas.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076