DO CONEXÃO PODER
A secretária de estado do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, em entrevista ao Conexão Poder, destacou que o tema meio ambiente, muitas vezes, leva a polarização de ideias, em que cada lado defende excessivamente seu ponto de vista.
Segundo ela, Mato Grosso é o maior produtor de grãos, de carne, de madeira nativa legalizada e também preserva 60% de seu território.
"Durante a construção dessas políticas, nós temos que trabalhar o equilíbrio entre as exigências que são feitas, as regras para serem cumpridas e efetivamente criar mecanismos para punir com bastante rigor aquele que descumpre", pontuou.
Para Mauren, nos últimos seis anos, houve um aumento progressivo da legalidade e redução dos ilícitos ambientais. E o equilíbrio nessa equação é ouvir o setor produtivo e o setor ambientalista, compreendendo o que é viável e necessário.
"Toda norma que foi excessivamente liberalista, quebrou os controles que nós temos, ela tende a ser revista pelo judiciário, que é o último órgão de controle, da mesma forma, as normas absolutamente rigorosas nunca vão ser cumpridas. O desafio é tornar palpável o desenvolvimento sustentável criando mecanismos para apoiar a produção que tenha o foco nessa sustentabilidade".
Veja o trecho: