MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO
Em entrevista ao Conexão Poder, o senador Wellington Fagundes (PL) afirma que o Governo Federal não tem distribuído de forma correta os repasses devidos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Contrário à proposta da União de extinguir municípios, ele ainda argumenta que é preciso mudar a forma de distribuição, retirando verba dos ‘maiores’ como o Senado e assembleias estaduais, para repassar para prefeituras.
Municipalista, Wellington assevera que o Governo Federal precisa cumprir a Constituição.
“Está errada [a distribuição do repasse] porque a Constituição diz 22% e só está indo 18%. Nós já votamos no Senado mais 1%. Cada ano a gente tem aumentado gradativamente”, destaca.
O senador reforça ainda que a reformulação da distribuição dos repasses federais é necessária porque tem poderes com dinheiro sobrando.
“Nós temos que acima de tudo evitar o gasto e o desperdício. Resolver a desorganização do serviço público. Está sobrando dinheiro, sim. O Congresso devolveu dinheiro já em três anos consecutivos, as assembleias também devolveram e as próprias câmaras. Então tudo isso é que nós temos que estudar para ter mais recursos para aplicar diretamente no cidadão”, argumenta.
Veja vídeo: