RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO
Por maioria, os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei do Governo do Estado que concentra a promoção de coronéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares apenas uma vez ao ano.
A matéria foi aprovada em segunda votação na sessão extraordinária desta terça-feira (05), com 16 votos favoráveis e sete contrários.
Foram contra o projeto, os deputados Dr. João (MDB), Ulysses Moraes (PSL), Elizeu Nascimento (DC), delegado Claudinei (PSL), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT) e sargento Vidal (PROS).
Agora, o texto segue para última etapa de tramitação do Legislativo, redação final e, sendo aprovada, segue para sanção do governador Mauro Mendes (DEM).
Em março, o governador encaminhou ao Legislativo uma mensagem pedindo que a promoção de tenentes-coronéis para coronéis pelo critério de merecimento seja realizada apenas uma vez ao ano, sendo da Polícia Militar apenas no dia 5 de setembro e do Corpo de Bombeiros no dia 2 de dezembro.
Mauro destacou que a medida “traduz certa economia de gastos e de procedimentos quanto à concessão do benefício e ao evento em si”.
Atualmente, as promoções ocorrem duas vezes ao ano, da PM em abril e setembro, e bombeiros julho e dezembro.
Antes da votação, o deputado Elizeu Nascimento, que é militar, disse a proposta é maléfica e que vai trazer prejuízos à classe. Ele comentou que a promoção para coronel ocorre por indicação política e defendeu que seja alterada por antiguidade.