KAROLLEN NADESKA
DA REDAÇÃO
A deputada Janaina Riva (MDB) revelou, na tarde de segunda-feira (16), que a Assembleia Legislativa já se movimenta para indicar um dos 24 deputados como candidato ao Senado, caso a senadora Selma Arruda (PSL) seja mesmo cassada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nova eleição ocorra em Mato Grosso.
De acordo com a deputada, o indicado do Legislativo para concorrer ao cargo teria apoio de, pelo menos,18 parlamentares que ajudariam a conquistar votos, já que os deputados representam várias regiões do Estado.
“A candidatura que deve ser de 30 dias deve ter alguém que conhece muito bem o Estado e proximidades com todas as regiões para poder articular uma campanha rápida”, pontuou a parlamentar emedebista.
Janaina declarou que, caso ocorra a indicação, será necessário a escolha de um nome que tenha grande possibilidade de vencer o pleito, já que a intenção é fortalecer a base governista no Senado.
“Eu acho que ali [ALMT] a gente tem os nomes como, por exemplo, do deputado Eduardo Botelho [DEM] e Max Russi (PSB), que também já se colocou à disposição para disputar. O deputado Dilmar Dal’Bosco é outro nome. Então, tem vários deputados que gostariam de ser candidatos”, destacou.
Avaliando a possível disputa como um embate duro, os deputados tentam reunir a maioria dos parlamentares que possa apoiar o indicado.
“Eles entendem que tem que ser um candidato que reúna pelo menos 18 deputados. Agora é claro que é difícil tirar um nome consenso de uma Assembleia Legislativa com 24 deputados porque cada um pensa de um jeito”, disse.
A cassação
A nova eleição para o cargo de senador ganhou força no Estado depois que a procuradora da República Raquel Dodge concedeu parecer relâmpago favorável ao Ministério Público Federal em desfavor de Selma.
No entanto, o parecer ainda deve ser apreciado pelo TSE, que poderá confirmar ou não. Selma Arruda nega todas as acusações de caixa 2.