SILVIA DEVAUX
DA REDAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), falou à imprensa que o cenário atual da eleição de 2º turno à Prefeitura de Cuiabá ainda pode mudar, a exemplo do que já aconteceu nas disputas anteriores pelo comando do Palácio Alencastro.
"Eleição de 2º turno muda muito. Nós já tivemos esse histórico aqui. Eu me lembro da eleição de Mauro Mendes (DEM), que nós chegamos a estar perdendo por 15%. Do Wilson Santos (PSDB) que perdia por 20% e depois virou o jogo. Então, não dá para fazer uma projeção, ter uma opinião", recordou Botelho, que preferiu não seguir com o Democratas e ficar neutro nesten 2º turno.
Na pesquisa do Instituto Ibope, divulgada pela TV Centro América na noite de segunda-feira (23), o candidato Abílio Brunini (Podemos) está na frente com 48% das intenções de votos e o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que disputa a reeleição, com 40%.
Considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4% para mais ou para menos, os dois candidatos estão empatados tecnicamente. Ainda, se forem contabilizados apenas os votos válidos, quando se exclui os indecisos, brancos e nulos, Abílio tem 56% das intenções de votos e Emanuel 46%.
Já 7% dos 602 eleitores ouvidos pelo Ibope, entre os dias 21 e 23 de novembro, declarou que vai votar em branco ou nulo e 6% não respondeu.
A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 23 de novembro de 2020 e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número de identificação MT 07435/2020.