15 de Novembro de 2019, 11h:10 - A | A

Repórter MT / ROMBO DA PREVIDÊNCIA

Botelho prevê aumento de impostos e atraso de salários em MT

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



Se a reforma da Previdência não for aplicada em Mato Grosso, o Estado corre o risco de aumento de impostos e o não pagamento de salário aos servidores públicos. Esse é o entendimento do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), sobre o projeto que está sendo debatido no Conselho da Previdência.

A minuta do projeto foi apresentada pelo governador Mauro Mendes (DEM) aos membros do conselho que pediram vistas para estudar as mudanças que o Executivo pretende alterar nas regras para aposentadoria. O principal ponto da reforma prevê o aumento da alíquota de contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%.

Segundo Botelho, a discussão sobre tema é importante devido ao impacto do rombo pode causar nos cofres públicos. O Estado estima nos próximos 10 anos um déficit, somente com previdência, em torno de R$ 30 bilhões.

“Se nós não fizermos a reforma da Previdência, em um determinado momento nós vamos ter que tomar uma decisão. Nós vamos paralisar as obras; não vamos fazer investimento. Vamos colocar todo o dinheiro para pagar a Previdência ou nós vamos criar um novo Fethab que ninguém vai aceitar pra cobrir esse rombo”, enfatizou.

Ele ainda destacou que caso nenhuma medida seja adotada, no futuro o governo e as prefeituras terão dificuldades para pagar salários e até mesmo os aposentados.

“Eu sou professor de matemática, engenheiro e eu tenho feito todas as estatísticas e não tem como. Se nós não fizermos isso agora, o futuro da Previdência estará ameaçado. Vai chegar um ponto que vai atrasar salário. Vai chegar o ponto que não vai ter dinheiro pra pagar os aposentados. Quem está entrando agora no serviço público vai ficar sem perspectiva, sem esperança nenhuma”, comentou.

Botelho evitou comentar sobre a proposta apresenta pelo governador, mas destacou a necessidade que ela seja encaminhada para discussões e modificações.

 

“Sobre a proposta, eu acho que tem que encaminhar e depois nós vamos fazer as modificações que entendemos ser necessárias aqui dentro. Então, não vou fazer juízo da PEC dele se é boa ou ruim; tem que mandar e aí nós vamos discutir aqui, talvez algumas modificações, mas eu acredito que tem condições de ser aprovada”, frisou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER