FELIPE LEONEL
DA REDAÇÃO
O município de Torixoréu (576 km de Cuiabá) não teve nenhum prefeito eleito na eleição que ocorreu no último domingo (15). Três candidatos concorreram, mas os dois que ficaram nas primeiras colocações, tiveram as candidaturas cassadas.
Inês Coelho (DEM) teve 1.392 votos (51,61%), enquanto Lincoln Saggin (PL) teve 1.109 votos (41,12%). O único que não teve candidatura anulada foi Rubão (PROS). Ele teve 196 votos (7,27%).
O candidato que ficou em terceiro lugar não poderá assumir. Por se tratar de uma eleição majoritária, a legislação determina que seja realizada uma nova eleição.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Inês teve a candidatura indeferida por estar tentando um ‘terceiro mandato’. O esposo da candidata, Odoni Coelho, comandava a cidade antes dela. Segundo o TRE, existe entendimento de que isso significa uma sequência.
O TRE/MT confirmou a cassação do registro dela nesta quarta-feira (17). A reportagem tentou entrar em contato com a prefeita para saber se ela vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas os telefonemas não foram atendidos.
Já o segundo colocado, Lincoln Saggin, teve registro cassado por ser condenado por improbidade administrativa, o que torna ele ‘ficha suja’.
Caso Inês não consiga reverter à situação no TSE, o presidente da Câmara de Vereadores do município deve assumir o cargo até a realização de uma nova eleição.