16 de Março de 2020, 08h:12 - A | A

Repórter MT / CPI DO PALETÓ

Comissão ouve ex-secretário de Silval por suposta obstrução de Justiça

Allan Zanatta foi convocado por ter gravado clandestinamente uma conversa com o delator Silvio Correa, supostamente para beneficiar Emanuel Pinheiro – acusado de receber dinheiro ilícito do ex-governador Silval Barbosa

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



O ex-secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, do governo Silval Barbosa, Alan Zanatta, e o servidor da Assembleia Legislativa, que assessorava o ex-chefe de gabinete, Sílvio Corrêa, Valdecir Cardoso de Almeida, serão ouvidos novamente pelos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Paletó, na Câmara de Cuiabá, na próxima semana.

Nesta segunda-feira (16) está previsto para ser ouvido Alan Zanatta. No último depoimento prestado ao Legislativo, Zanatta disse que entregou a Emanuel Pinheiro (MDB) a gravação feita de sua conversa com o ex-chefe de gabinete de Silval porque entendeu que iria beneficiar o emedebista. O áudio poderia comprometer a delação de Silvio e Silval.

Já na quarta-feira (13) está agendada a oitiva com Valdecir Cardoso. A audiência dele estava marcada para semana passada, mas foi adiada devido a problemas de saúde.

O servidor foi responsável por enquadrar a câmera usada para gravar os deputados recebendo maços de dinheiro e os colocando no paletó.

Histórico

A CPI começou os trabalhos em 2017, mas no mesmo ano a apuração foi suspensa devido a possíveis irregularidades na composição dos membros. No ano passado retomou com novos integrantes, mas foi suspensa pela Justiça novamente.

Em janeiro, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Helena Maria Bezerra Ramos, revogou liminar e autorizou a retomada da CPI. A Procuradoria da Câmara recorre da decisão. 

O objetivo da comissão é apurar em que circunstâncias o vídeo em que Emanuel, na ocasião deputado estadual, aparece recebendo maços de dinheiro do então chefe de gabinete do governo Silval Barbosa, Sílvio Correa, que disse que trata de mensalinho pago a deputados para garantir governabilidade de Silval no Legislativo estadual.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER