25 de Setembro de 2019, 15h:12 - A | A

Repórter MT / CONVÊNIOS COM MT

Comitiva de deputados vai à Bolívia fechar acordo para baratear o gás de cozinha

KAROLLEN NADESKA
DA REDAÇÃO



Uma comitiva de deputados estaduais desembarcou na manhã desta quarta-feira (25), na Bolívia com a intenção de fechar dois convênios de gás e energia para Mato Grosso.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), os parlamentares e o governador Mauro Mendes (DEM) participam de uma feira ‘multisetorial’, com a presença de 28 países, onde serão apresentadas as potencialidades do Estado em busca de novas parcerias para reestabelecer e baratear o abastecimento de gás no Estado e forma definitiva.

 “Isso poderá alavancar a economia de Mato Grosso. Então vai ser algo fabuloso para os mato-grossenses e para as donas de casa se, conseguirmos baixar o preço do gás”, disse Botelho minutos antes de embarcar.

Os deputados Janaina Riva (MDB), Max Russi (PSD), Paulo Araújo (PP), Dilmar Dal Bosco (DEM), entre outras autoridades, acompanham o governador na agenda boliviana que deve se estender até amanhã.

De acordo com o chefe de gabinete de Botelho, “os deputados já estão assinam a compra do gás nesta manhã e na quinta-feira [26] devem assinar o termo de intenção para a termelétrica. Eles farão uma visita, inclusive, na região de Salar do Uyuni, conhecida como Deserto de Sal”.

Ou seja, o Estado poderá ser beneficiado ainda com um segundo serviço de energia, que deve fornecer abastecimento para várias regiões do Estado.

A compra do gás seria uma solução em definitivo. Com isso será criado uma empresa boliviana/brasileira para o fornecimento, por meio do gasoduto que liga a Bolívia até Cuiabá, com capacidade de 5 milhões de metros cúbicos de produto armazenado. 

Em junho, o governador democrata participou de uma rodada de negociações para fechar uma sociedade com as empresas boliviana para a retomada do consumo de gás natural (GNV) do país vizinho a Mato Grosso. No entanto, ele ponderou que as negociações eram complicadas por envolver formas de parcerias entre dois países e várias frentes de trabalho.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER