FELIPE LEONEL
DA REDAÇÃO
O deputado estadual Allan Kardec (PDT) repudiou as declarações do senador Carlos Fávaro (PSD), em entrevista ao Conexão Poder, em que defende o uso de terras indígenas para ampliar a exploração de madeiras e minérios.
O senador defende uma mudança na legislação para permitir a pavimentação de estradas e o uso das terras indígenas.
“Sou favorável inclusive de ouvir os indígenas com relação à exploração de minérios de pedras preciosas de terras indígenas, mas ouvir eles, usar aquela riqueza que está sob seu solo para dar qualidade de vida melhor para eles, se eles quiserem”, disse Fávaro.
O deputado estadual foi às redes sociais para repudiar o posicionamento do senador e que a política internacional vedaria, além de passar uma imagem ruim para os países compradores das commodities de Mato Grosso e do Brasil.
“As terras indígenas precisam ser preservadas, precisam ter um olhar diferenciado, precisa ter a responsabilização e manutenção da floresta em pé, precisamos voltar a falar de crédito de carbono. Uma proposta que só serve aos interesses de grandes latifundários e dos barões do agronegócio. Devemos proteger a floresta e defender uma agricultura cada vez mais sustentável, em consonância com o mundo e com nosso futuro”, afirmou o deputado.