31 de Janeiro de 2020, 18h:41 - A | A

Repórter MT / 'AJUDANTE' DO CV

Desembargador aponta risco e mantém vereador na cadeia

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



O desembargador Gilberto Giraldelli, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), negou o pedido de soltura do vereador Calistro Lemes do Nascimento, o Jânio Calistro (PSD), de Várzea Grande. A decisão foi proferida na quinta-feira (30).

O vereador foi preso após a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), deflagrar a Operação Cleanup, no dia 19 de dezembro.

No habeas corpus, a defesa do vereador alegou que ele jamais teve envolvimento com facções criminosas, alegando apenas que teve contado com alguns investigados para tratar de assuntos lícitos. Jânio é escrivão aposentado da Polícia Civil.

Ainda conforme a defesa, nada relacionado ao tráfico de drogas foi encontrado na casa do vereador no dia do cumprimento do mandado de busca e apreensão o que comprovaria o não envolvimento dele nos crimes.

Fato contrário ao que a Polícia Civil aponta. Os investigadores afirmam o parlamentar atuava na orientação e também arquitetava planos para os traficantes de Várzea Grande, ligados à facção Comando Vermelho.

O argumento da defesa do vereador não foi aceito pelo desembargador Gilberto Giraldelli, que classificou como ‘temerária’ a possível saída de Jânio da cadeia. 

O desembargador também julgou como cabível o mantimento da prisão diante da gravidade dos delitos cometidos pelo vereador e que contam na investigação da Polícia Civil.

Operação

Operação Cleanup foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (19) para dar cumprimento em 56 ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuam principalmente no município.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER