Quarta-feira, 30 de Julho de 2025

10 de Junho de 2020, 17h:37 - A | A

Repórter MT / URGENTE

Emanuel decreta toque de recolher em Cuiabá para frear avanço da covid

Bares e restaurantes tiveram o horário de funcionamento reduzido e determinação vale a partir deste sábado

DA REDAÇÃO



Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro decretou o toque de recolher a partir deste sábado, das 22h30 às 5h, até o dia 28 de junho. Reduziu o horário de funcionamento dos bares, restaurantes e congêneres, ficando permitido o funcionamento das 11h às 15h para o almoço e das 17h30 às 21h30 para o jantar. O novo decreto, assinado hoje por Emanuel Pinheiro, ainda prorroga a suspensão das aulas na rede pública e particular de ensino até 12 de julho. E ainda altera o horário de funcionamento de salões de beleza, barbearia e congêneres, a partir de 15 de junho, ficando autorizados a abrir das 13h às 19h.

O prefeito afirmou que o toque de recolher é uma medida para “segurar a vida noturna”, principalmente a movimentação nos bairros, e desta forma ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus.

Desta forma, descartou medidas mais rígidas, como até o lockdown de quinta até domingo, como chegou a ser cogitado.

O transporte público vai funcionar das 22h30 às 5h com 20% da frota para atender apenas os trabalhadores de serviços essenciais.

Emanuel Pinheiro fez uma longa apresentação sobre as medidas restritivas adotadas desde o dia 20 de março, quando foi assinado o primeiro decreto por causa da pandemia.

Ele enfatiza que hoje, o crescimento de casos está na ordem de 7% ao dia na Capital, afirmando que “o quadro é de certo controle”. “Qualquer risco que surgir, que possa fazer perder o controle, tenha certeza que vou adotar as medidas necessárias”.

O prefeito considerou o último domingo, quando foram registradas oito mortes por covid-19 na Capital, como “um ponto fora da curva”.

E garantiu que a Capital possui leitos de Unidade de Terapia Intensiva tanto no Hospital Referência para Covid-19, o antigo Pronto-Socorro, como no Hospital São Benedito. Afirmou que foi a saúde estadual que colapsou e que a saúde pública municipal está dentro do previsto.

O prefeito, no entanto, lembrou que “o melhor” caminho é o isolamento social.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076