01 de Novembro de 2019, 09h:04 - A | A

Repórter MT / FREDERICO CAMPOS

Gilmar Mendes manda restabelecer aposentadoria de ex-governador de MT

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou reestabelecer a aposentadoria de R$ 30,4 mil do ex-governador Frederico Carlos Soares Campos. A decisão monocrática foi proferida na quarta-feira (30).

Frederico foi governador logo após a separação do Estado, para criar Mato Grosso do Sul, entre os anos de 1979 e 1983, sendo indicado pelo ex-presidente Ernesto Geisel.

O recurso ao STF foi impetrado pelo advogado Paulo Fabrinny Medeiros. A íntegra da decisão não foi divulgada, porém, conforme o ministro, o pagamento deve ser reestabelecido até a decisão final da reclamação.

“Determinar o restabelecimento do pagamento da pensão percebida por Frederico Carlos Soares Campos, até a decisão final da presente reclamação. Citem-se os interessados. (art. 989, III, NCPC) Intime-se, se necessário, o reclamante para que forneça o endereço da parte beneficiária do ato impugnado nesta sede reclamatória, sob pena de extinção do feito”, consta da decisão.

Conforme noticiado anteriormente, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, por unanimidade, que fossem encerrados os pagamentos de pensão a ex-governadores, ex-vice-governadores e substitutos constitucionais em Mato Grosso. A decisão foi dada a pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

Na época, o STF julgou inconstitucional a parte final do artigo 1º da Emenda Constitucional 22/2003. A lei previa subsídio vitalício aos governadores.  Viúvas e filhos dos também recebiam um pagamento mensal.

Penhora

Recentemente, porém, a juíza Célia Vidotti, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular determinou a penhora de 30% da aposentadoria de Frederico Campos – que também já foi prefeito de Cuiabá.

A decisão se refere a um processo que corre em segredo de Justiça, onde também figura como réu o filho do ex-governador, Frederico Campos Filho, que atuou como chefe de gabinete enquanto o pai era prefeito de Cuiabá.

  

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER