19 de Março de 2020, 17h:39 - A | A

Repórter MT / COMBATE AO CORONAVÍRUS

Mauro antecipa que deve vetar leis aprovadas em regime de urgência

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO




O governador Mauro Mendes (DEM) disse que pode vetar os projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, na sessão de quarta-feira (18), que buscam minimizar os impactos provocados pelo Convid-19, o coronavírus, no Estado.

Segundo o governador, embora bem intencionadas, algumas propostas apresentadas não são de competência do Legislativo.

“Embora reconheça a boa intenção da Assembleia Legislativa nesse momento, não é porque que nós temos regime de excepcionalidade, de uma grave crise na saúde pública mundial, que não tenhamos que seguir o rito correto. Muitos dessas matérias, proposta nessa legislação, não são de competência do legislativo para originar, tomar esta iniciativa. Algumas delas são matérias relacionadas ao governo federal”, disse o governador, durante coletiva virtual, na quarta-feira (18).

Um dos projetos aprovados estabelece a redução da alíquota de ICMS dos produtos usados no combate à disseminação do vírus. As outras propostas preveem a aplicação de multa aos estabelecimentos que aumentarem os preços dos materiais que ajudam na prevenção ao coronavírus e a criação do auxílio-alimentação aos alunos de escolas estaduais que estão cadastrados no Bolsa Família ou no programa Pró-Família durante o período de suspensão das aulas.

Mauro comentou que espera a chegada das proposituras para que a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) possa analisar a aderência e pertinência quanto à publicação das leis.

“Eu já determinei ao secretário de Fazenda, Rogério Gallo, que já esta fazendo isso junto com a equipe técnica um estudo do impacto e das possibilidades. Não podemos, no momento de grave crise, achar que muitas medidas voluntariosas, às vezes bem intencionadas, possam ser aplicadas. Isso pode trazer outros transtornos de outras naturezas”, disse.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER