Sábado, 12 de Julho de 2025

27 de Agosto de 2019, 14h:49 - A | A

Repórter MT / REUNIÃO COM BOLSONARO

Mauro diz que Macron surfa nas cinzas da Amazônia para prejudicar o agronegócio

O govermador destacou que a guerra de comunicação patrocinada pelos países concorrentes do Brasil é o fator mais preocupante no momento.

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



 O governador Mauro Mendes (DEM) participou na manhã desta terça-feira (27) de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal. Na pauta estavam as ações do Governo Federal para combater o desmatamento da floresta amazônica após inúmeras queimadas registradas na região, que nos últimos dias, tem ganhado repercussão mundial.

Em seu discurso, Mauro Mendes destacou que a guerra de comunicação patrocinada pelos países concorrentes do Brasil é o fator mais preocupante no momento. Ele comentou que o presidente da França, Emmanuel Macron, não está preocupado com meio ambiente, mas, na verdade, em criar barreiras com outros países.

“O senhor Macron é o nosso concorrente dos produtos no agro. Ele está surfando nas cinzas da Amazônia quando queima, mas, na verdade não está preocupado com o nosso meio ambiente, está preocupado em criar mecanismos. Ele vem com essa conversa na mídia internacional, ele e outros países para criar barreiras, possíveis barreiras verdes ligados a essa questão de um possível comportamento não adequado aqui no nosso país”, disse.

O democrata comentou que a imagem do Brasil, sobre o aspecto ambiental, é extremamente importante para relações com principais clientes. Ele pontou que após a divulgação dos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o crescimento do desmatamento da floresta amazônica e divulgação nas redes sociais dos últimos incêndios criaram uma imagem muito ruim do país e isso pode prejudicar as relações comerciais.

“A aérea ambiental eu vejo como abre alas para o agronegócio brasileiro, se ela foi profundamente afetada o agronegócio brasileiro terá dificuldades no mundo afora”, frisou.

Áreas indígenas

O democrata ainda defendeu a exploração de riquezas nas reservas indígenas. Ele disse que ouve há mais de 30 anos, que nesses espaços há enormes riquezas e que até o momento ninguém fez nada.

Segundo o governador está na hora de colocar o dedo na ferida e mudar a realidade no país.

“Não queremos tirar terras de índio, nós queremos a riqueza que lá estão. Para tirar essas riquezas, nós vamos afetar 1 ou 2% dessas aéreas, não mais do que isso. Não podemos ter uma casa com um quadro na parede que vale milhões e ter nossos filhos passando fome”, destacou.

“Nós temos pessoas que morrem de fome, que morrem por falta de remédios, estradas precárias, infraestrutura precária e nós ouvindo essas histórias de quem têm milhões e milhões de reservas nas aéreas indígenas, em reservas ambientais e para tirar isso menos de 5% seria afetado e ninguém nesse planeta pode dizer que mudar 5% do nosso ambiente vai comprometer as nossas riquezas ambientais”, complementou.

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro comentou que ficou envergonhado de assistir uma reportagem do Jornal Nacional que, segundo ele, foi voltada aos interesses externos para colocar o Brasil em situação constrangedora mundialmente.

Ele ainda destacou ao governador que em Mato Grosso há três projetos de ampliação de reservas ambientais como Parque Nacional Taiamã, Reserva Guariba-Rossevelt e do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense.

“O seu Estado, cada vez mais, se inviabiliza nesse tipo de política se continuar presente por parte da Presidência da República. Como o senhor bem disse, até agora estão perfeitamente alinhados na mesma direção, nós podemos reverter essa situação, levar paz para o campo, levar progresso para que os estados possam incluir de verdade o índio na nossa sociedade. Grande parte já quer isso daí tanto é que há pouco tempo quando eu falei em legalizar o garimpo até então em terra indígena eu fui massacrado por essa mídia”, disse.

 

 

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076