RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (DEM) informou que o período proibitivo para as queimadas será prorrogado até o dia 30 de novembro deste ano. Além disso, o Estado irá suspender todas as emissões de autorização de desmatamento, no mesmo período.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na tarde de sexta-feira (30), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. As medidas serão publicadas no Diário Oficial do Estado extra.
As decisões foram elaboradas em resposta a repercussão negativa sobre o aumento do desmatamento. Recentemente, o governador disse que a divulgação dos dados sobre o crescimento do desmatamento da floresta amazônica e a divulgação de incêndios, nas redes sócias, cria uma imagem muito ruim do país e que prejudica as relações comerciais do Brasil com outros países.
“Estamos muito conscientes do papel que o Estado de Mato Grosso tem dentro do contexto da economia nacional do agronegócio brasileiro. Vamos fazer todo o esforço para mostrar que o nosso Estado está amplamente alinhados com aquilo que pensa o mundo, em questões ambientais, e que estamos fazendo esforço gigante para estarmos na legalidade e para contribuir com o clima e com os aspectos ambientais do planeta”, disse durante coletiva.
O governador relatou que a partir da próxima semana, o governo irá divulgar semanalmente um balanço sobre os registros de queimadas e ações que estão sendo desenvolvidos para combatê-los.
“Hoje de manhã conversamos com o setor produtivo e todos querem uma agricultura e um agronegócio sustentável, temos que mostrar isso ao Brasil e ao mundo porque isso afeta diretamente, muito mais respeito ao meio ambiente, isso aí abre as nossas portas para manter o comércio internacional tão importante para economia de Mato Grosso e do nosso país”, explicou.
Multas
O governador comentou que uma ação entre as Secretarias de Segurança Pública e Meio Ambiente para combate as queimadas conseguiu, somente nesta semana, aplicar R$ 60 milhões em multas para pessoas que estavam realizando queimadas ilegais.