20 de Julho de 2020, 17h:39 - A | A

Repórter MT / CENTRO ATENDERÁ 600 AO DIA

Mauro sobre kit com cloroquina: "Se médico entender que pode, vai usar"

Medicamentos serão receitados, na unidade de triagem, conforme o entendimento médico para cada caso e com a autorização dos pacientes.

MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO



O centro de triagem para pacientes com suspeita de coronavírus, instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá, passa a atender ao público na quinta-feira (23) e deve atender cerca de 600 pacientes ao dia, por meio de distribuição de senhas, com horários definidos.

O governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Saúde do Estado anunciaram, nesta segunda-feira (20) como funcionará o centro de triagem, onde os pacientes vão ser submetidos a testes rápidos e receber medicamentos do chamado kit covid, sendo as receitas definidas pelos médicos, conforme cada caso, por isso o governador destacou que se houver entendimento médico, pode ser ministrada a cloroquina nos casos. O secretário pontuou que todos os  medicamento serão receitado com a autorização de cada paciente.

“O governo vai disponibilizar alguns medicamentos, porém a responsabilidade de fazer a prescrição não é do governo, e sim da equipe médica e se o médico entender que pode usar cloroquina será ministrada a cloroquina. Quem dá receita são os profissionais médicos e existe protocolo com orientação sobre os medicamentos que podem ser usados”, ressaltou Mauro.

"A responsabilidade de fazer a prescrição não é do governo, e sim da equipe médica e se o médico entender que pode usar cloroquina será ministrada a cloroquina", disse o governador.

Quanto ao chamado kit covid, o governador explicou que é composto por medicamentos de determinado protocolo definido por equipe médica e que é composto também por medicamentos como azitromicina e dexametazona.

As instalações também contam com um tomógrafo para poder fazer exames que podem identificar se os pacientes estão com comprometimento dos pulmões.

Estão disponíveis cerca de 5 mil testes rápidos para o atendimento ao público, que por enquanto irá ocorrer de segunda-feira a sábado, controlado pelas senhas que serão distribuídas a partir de 6h.

A instalação do Centro de Triagem visa desafogar o atendimento de casos leves, de moradores da Baixada Cuiabana, e com o tratamento precoce, evitar que os pacientes precisem ser hospitalizados e necessitar de UTI.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER